Primeiras impressões – Sword Art Online

Sword Art Online é a surpresa da temporada. Do mesmo criador de Accel World(light novel genérica nº 2037203), eu não botava muita fé nele, e acabei baixando o episódio porque muita gente dizia que SAO era muito superior a Accel World.

E é.

Comparações com .hack são inevitáveis. A premissa é quase a mesma: um RPG online de realidade virtual super popular acaba dando errado, os jogadores não tem como deslogar, e se você morrer no jogo, você morre na vida real. Mas enquanto o mistério de .hack era sempre o culpado e o motivo dele por trás dessas ações, em SAO tudo é revelado logo no primeiro episódio: é o criador do jogo o culpado de tudo. Em .hack eles quase morrem(ficam em um profundo estado de coma), mas aqui eles morrem literalmente(se o HP do seu personagem morrer, você no mundo real já era). A solução? Finalizar o jogo.

Pra mim, nascido e forjado em Ragnarok Online, finalizar um RPG é uma idéia meio estranha. Quer dizer, finalizar quer dizer acabar, não é? E em um RPG a sua história continua até quando você quiser, mas tudo bem. A apresentação da jogabilidade é muito bem apresentada, como as visualizações de menu, barras de status, etc., e é esse tipo de detalhe que pode fazer a diferença para melhor aqui, mostrando isso realmente como um jogo, em vez de uma fantasia mal feita.


O episódio também teve suas falhas, como o drama forçado lá pelo final. Não tinham mais nada pra inserir no episódio, então tiveram que colocar o protagonista quase chorando por alguém que ele coheceu a uns 5 minutos? Mesmo assim, o protagonista mostra força. Mesmo sendo originado numa light novel, ele demonstra ter personalidade, ao traçar uma estratégia de evolução, em vez de se desesperar como os demais.

SAO tem várias maneiras de evoluir(trocadilho não intencional), e várias de dar errado. O fato de os personages poderem morrer na vida real pode gerar um bom drama, mas eu não vou cultivar esperanças. O epílogo mostra que já tenha passado um mês, a graça seria ver a evolução do personagem(em vários sentidos). O segundo episódio vai ser bem diferente do primeiro. Os personagens todos estarão mudados, já acostumados ao fato de não posuírem outra saída a não ser finalizar o jogo. SAO promete ser interessante, mas promessas podem ser quebradas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Primeiras impressões e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Primeiras impressões – Sword Art Online

  1. Guilherme disse:

    Cara eu não li todo seu artigo por que você avaliou Sword Art Online como SUPERIOR a Accel World em seu primeiro parágrafo. Sei que trata-se da sua opinião, e que até certo ponto eu estou sendo influenciado pela minha opinião (que prefiri Accel World), mas se você notar Sword Art Online não é apenas do mesmo criador de Accel World é o mesmo background/mundo/universo como preferir.

    Na cronologia SAO vem primeiro tanto que algumas tecnologias citadas em SAO são citadas em Accel World como tecnologias antigas, se você reparar SAO é o epilogo de Accel World.

    Sei que o que disse até agora ainda não tocou no ponto de o por que discordo que SAO é superior, pois bem: Embora nos episódios finais Accel World tenha enrolado muito ele é um anime com mais estrutura, gostei muito de SAO mas os times skip (embora muito necessários pra não termos um anime eterno) estragaram bastante o anime na primeira parte. Os dois animes são muito bons, se encaixam muito bem e vejo um como a extensão do outro, acho errado julgarmos qual é melhor ou pior pois trata-se da mesma historia de certo modo.

    Essa é apenas minha humilde opinião, que nem ao menos consegui escrever de forma coerente os argumentos que tinha. Enfim, até.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s