YATP: como está a animação no Japão

Esse é o primeiro de dois posts sobre o YATP. Nessa primeira parte, é feita uma explicação do que consiste o projeto, e a segunda parte será um review dos mais recentes animes do projeto. Eu planejava fazer um post conjunto, mas a primeira parte ficou tão longa que eu decidi separar. A segunda parte será postada amanhã.

Anime é, antes de tudo, uma indústria. Uma indústria que, ao contrário do que dizem, não é gigante. Os best-sellers entre os animes, tratando-se de séries de TV, mal passam as 100 mil cópias de CDs(DVDS e/ou Blu-rays). Apenas filmes famosos, como os do estúdio Ghibli e Evangelion, podem ser considerados hits, passando facilmente das 250 mil unidades. Mas isso num país com mais de cem milhões de habitantes. Essa indústria vive mais de merchandising(brinquedos, trilhas sonoras e etc.) do que dos animes em si, os episódios em formato físico. Isso porque cada disco contém no máximo 2 episódios da série em questão, e eles custam, em média, não menos que R$200 reais.

Para baratear os custos, vários estúdios de animação terceirizam a parte mais “bruta” do processo de se criar um anime, a animação em si. Pelo menos o núcleo desse processo: a animação entre quadros, a parte mais desgastante e demorada de todo o ciclo de criação do anime. Os animadores entre quadros estão no nível mais baixo da pirâmide de produtores de anime, e por isso mesmo tem o menor salário. Se antes os estúdios contratavam seus “conterrâneos”(como os estúdios Gainax e Production I.G, parceiros de longa data), a partir de meados dos anos 90 eles começaram a contratar estúdios fora do Japão, geralmente em outros países asiáticos(China, Vietnã, etc.) para realizar a animação entre quadros. O mais conhecido é o estúdio coreano DR Movie.

A situação chegou ao ponto em que o trabalho todo de entre quadros era realizado fora do país. Recentemente, começou a haver uma certa preocupação com essa realidade. A animação entre quadros é sim um trabalho inglório, e está longe de ter o reconhecimento que as “celebridades” do mundo da animação, os animadores chave, tem. Mas vários diretores e animadores famosos começaram como entre quadros. Vários deles dizem que a função é a melhor para aprender certos truques de como dirigir um anime, melhor que qualquer curso ou escola. Removendo essa função, digamos, subestimada, do dia a dia dos estúdios, a próxima geração de diretores estaria em risco. Aí foi criado o YATP, sigla em inglês para Projeto de Treinamento para Jovens Animadores. Até o governo se envolveu, tentando restaurar essa identidade dos animes como produto japonês puro.

O YATP consiste em pegar um staff de diretores, storyboarders e animadores chave experientes, mas envolver jovens entre quadros. Assim, trabalhando com pessoas da indústria, em vez de apenas frequentarem a faculdade, eles seriam capazes de aprender melhor, irão aprender toda a cadeia de processos de como se cria um anime, e quem sabe desenvolver técnicas próprias. Afinal, as grandes revoluções do mundo da animação foram realizadas nas mesas dos animadores, não nos bancos das faculdades.

O primeira “edição” do YATP foi realizada em 2010, contando com 4 animes: Kizuna Ichigeki, Tansu Warashi., Bannou Yasai Ninninman, e o fantástico Ojii-san no Lamp. Na edição de 2011 foram criados Buta, Wasurenagumo, Puka Puka Juju e Shiranpuri, dos quais apenas os 3 primeiros foram legendados, e que serão o tema da segunda parte da série.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para YATP: como está a animação no Japão

  1. Pingback: Uma review conjunta (de parte) do YATP 2011 | Hitoribocchi Anime Clube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s