Tenchi Muyo! Ryo-Ohki: como fazer um bom harém

Essa review cobre as três “temporadas” de Ryo-Ohki, até porque seria impossível resenhar cada uma individualmente.


Todo mundo com mais de 18 anos sabe o que é Tenchi Muyo!. Além de ser um dos primeiros haréms feitos(não, City Hunter não é um harém), o anime fez história no saudoso Band Kids. Eu não sei/lembro se Ryo-Ohki foi exibido por completo, assistindo agora eu reconheço um ou dois episódios que eu assisti naquele tempo, mas aparentemente o OVA inteiro não foi exibido, apenas as séries de TV. Mas enfim, isso aqui é um post de review, não de resgate histórico, então vamos logo ao assunto.

Eu confesso que não me lembrava direito de TM!, fora um episódio ou outro. Perambulando pela internet, eu de vez em quando topava com gente que elogiava o anime, dizendo coisas como “haréns são sempre idiotas, exceto Tenchi Muyo!”, etc. Haréns são simplismente o pior gênero de anime, nem dá pra discutir. Na maioria das vezes adaptações de eroges, haréns são tão formulaicos que chegam a ser repetitivos. Formulaicos não em relação a enredos, porque isso é praticamente inexistente, mas se tratando de personagens. Geralmente você coloca um sujeito sem sal, um babaca qualquer, e ao redor dele você vai plantando várias garotas, cada uma representando um fetiche diferente. Ryo-Ohki não foge à regra, acontece a mesma coisa, com uma diferença: os personagens possuem personalidades.


Como eu falei, haréns não investem muito na estória. O meio de compensar isso seria ter um bom elenco, mas isso não acontece com muita frequência nunca. TM! é a exceção dessa regra. O desenvolvimento dos personagens e do relacionamento deles é a grande graça do OVA. As garotas, que também caem em vários arquétipos do gêero, demonstram ter personalidade em vez de serem apenas fantoches que agem dentro daquilo que se espera delas. Ou seja, embora elas sejam representantes de cada garota clichê de harém(a tsundere, a garota com fala formal, a imouto, etc.), elas possuem personalidade pra ir além disso, pra mostrar que a relação delas com o Tenchi não é simplismente “porque sim”.

Porque esse é outro ponto forte do anime: as relações, e como elas são apresentadas. Não presente em todas as garotas, já que algumas lá estão apenas servindo como personagens para comédia, mas o desenvolvimento romântico entre Aeka, Ryoko e Tenchi é feito de maneira ótima, principalmente o desenvolvimento da Ryoko. Porque acontece um desenvolvimento romântico, não apenas uma execução tosca de duas pessoas socialmente ineptas que ficam envergonhadas na presença um do outro como costuma acontecer. E embora as outras garotas não tenham a relação com Tenchi desenvolvida, elas não são mnegligenciadas, sendo que o passado ou a circunstância de cada uma delas é explicado. É esse cuidado em caracterizar os personagens, mesmo tendo uma estória fraca, que falta aos haréns de hoje em dia(não só neles, por sinal), que é a verdadeira força de TM!.


Vale dizer que isso só vale para as duas primeiras temporadas. A terceira, feita uma década depois da segunda, é abaixo da média em vários aspectos. Novos personagens são introduzidos em vez de desenvolver os já presentes, e embora eles acrescentem algo mais ao anime, acabam por ser inúteis, já que ele não tem uma estória maior, mas cada temporada tem seu próprio “sub-enredo”, geralmente resolvido nos últimos 2 episódios(algo que até hoje acontece em muitos haréns).

Concluindo, Ryo-Ohki deve ser o melhor harém que eu assisti até hoje. Tem tudo que eu gosto em um anime: foi honesto consigo mesmo ao não focar tanto na estória, que era fraca e realmente não merecia tanto destaque, teve um elenco bem apresentado e bem desenvolvido. Teve a terceira temporada também, mas nada é perfeito.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s