Tenchi Universe demora pra ficar bom

Considerando que Ryo-Ohki é o cânon original de Tenchi Muyo!(sendo aceita pelo criador original e tudo), Universe é a primeira série spin-off, feita pra encher um pouco mais o bolso dos produtores se aproveitando do sucesso da série original, contando com uma série de TV(a primeira a ser exibida no Brasil) e dois filmes. E são justamente esses filmes que salvam essa versão.


Não dá pra fazer isso sem comparar Universe e Ryo-Ohki. Eles são basicamente opostos, dois lados da mesma moeda. Enquanto Ryo-Ohki foca muito nas relações entre os personagens, Universe(ou pelo menos a primeira metade) dá muito mais ênfase à comédia. Não que não tenha tido comédia em Ryo-Ohki, mas era, digamos, mais sutil(haviam situações engraçadas, mas isso não necessariamente qualifica como um anime de comédia), e também era mais divertida. Essa primeira metade é a da apresentação dos personagens, onde as meninas vão chegando uma atrás da outra e tudo mais. Algumas tem personalidades diferentes do que no cânon, outras são introduzidas de maneira diferente(como Ryouko e Mihoshi). E é nesse quesito que está a maior falha de Universe.

Não importa se nós já conhecemos os personagens de outra versão, como essa é uma estória totalmente diferente, deveria ser gasto um tempo para caracterizar o elenco, mas nenhum tipo de esforço é gasto. O passado da Washu, por exemplo, parece ser só para complementar o que foi mostrado em Ryo-Ohki, em vez de seguir uma aproximação nova. É mais uma referência do que realmente um desenvolvimento, já que não tem impaco nenhum na personalidade dela, como se os produtores dissessem pra audiência “Lembram disso? Nós sim!”. Universe rejeitou uma apresentação decente do elenco e preferiu gastar os 13 primeiros episódios com comédia sem graça. Quase um To LOVE-Ru sem ecchi.


A segunda metade faz jus ao nome, e adiciona espaço e enredo ao que parecia ser só um harém slice of life sem sal. Mais personagens são apresentados, alguns que até têm um pouco de utilidade no final. A progressão do enredo pode não ter sido a melhor(eles estão fugindo da polícia, vamos colocar uma nave fantasma agora), mas a estória foi sólida e salvou a série de TV. Com a possível exceção do final. O final feliz foi meio forçado, e acaba não combinando com o que a série vinha construindo. Por toda a tenção que foi formada o final triste teria sido a melhor escolha.

Depois da série tivemos dois filmes, bem maduros e que contrastam bastante com a infantilidade e comédia da série de TV. O primeiro deles, Tenchi in Love, não foca muito no Tenchi em si, mas na mãe, que pode ser assassinada por um viajante temporal que quer acabar com a família real de Jurai. Voltando no tempo e matando a mãe de Tenchi, os problemas futuros desapareceriam(literalmente). A grande graça do filme, mais do que o enredo, é ver a relação entre Achika e Nobuyuki, futuros pais do Tenchi. Ao contrário do que eu esperava, o filme focou bem mais no drama, e os personagens deles são muito bem apresentados. O desenvolvimento do romance é sério, em vez de ser uma repetição de “garota popular que se apaixona por otaku fracassado”.


Mas o que salvou Tenchi Universe mesmo foi esse segundo filme, Tenchi Forever, onde Tenchi é raptado por uma mulher e tem a memória apagada por ela, fazendo com que ele não se lembre mais de Aeka ou Ryouko ou ninguém mais. É incrível como esse filme é maduro e sério e dramático, o drama é denso e bem criado, a direção é incrível, eu cheguei a pensar que era Mamoru Oshii o diretor do filme, mas não era. Era só o mesmo diretor dos outros animes Tenchi mesmo. Esse filme é genial, é o completo oposto da série de TV, focando muito na apresentação dos personagens e menos em ação ou comédia.

Enfim, eu definiria Tenchi Universe como um trem: começou devagar, mas quando pegou velocidade foi imbatível. O único problema dos filmes é que eles não podes ser vistos como stand alones, de modo que você tem que passar pela série de TV pra poder realmente entender o que vai acontecendo. Mas valem todo o sacrifício.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s