Tenchi in Tokyo é uma droga

É tão ruim que eu nem sei como começar esse texto.


Eu tenho a impressão que Tenchi in Tokyo é alguma obrigação contratual, foram forçados a produzir esse anime. Também devem ter sido forçados a fazer 26 episódios, porque a estória apresentada caberia fácil em apenas metade disso. Já é a terceira interação na franquia Tenchi Muyo!, e eles mudaram muita coisa para garantir que seria uma experiência nova. E mudaram coisa demais.

Pra começar, a personalidade das garotas. Elas todas tem basicamente os mesmos comportamentos em qualquer dos animes Tenchi. Aqui, elas são mudadas radicalmente. Não que elas se comportem fora do que realmente acontece, mas tudo é exagerado(talvez para efeito cômico?), como se elas fossem caricaturas delas mesmas. A ambição da Kiyone de ser promovida chega a dar nos nervos, Sasami é vista gritando com meio mundo pra proteger Ryo-Ohki, enfim, a maneira normal que elas se comportam mas sempre levado ao extremo. Talvez a única que nçao tenha judado seja Mihoshi, porque se você errar na caracterização dela, você não acerta mais nada na vida.

A localização, obviamente, também foi uma das mudanças. Se bem que Tóquio não é novidade na franquia, afinal Tenchi Universe tem sua conclusão(nos filmes) em Tóquio, mas a cidade nunca tinha sido uma localização importante na estória, sendo que a maior parte da ação sempre acontecia em Okayama, com exceção do espaço, óbvio. Tóquio em si não oferece muito para a estória. Poderia ter sido feito para mostrar o contraste entre a vida no interior e a vida na cidade grande, mas a ambientação nunca foi mesmo um ponto muito bem explorado em Tenchi Muyo!, e eu não vejo porque iriam mudar isso.


Levar a estória pra Tóquio é na verdade o meio mais fácil de fazer o enredo andar. Eu até gostei do conceito: o que aconteceria se as garotas se afastassem do Tenchi. O problema é daí em diante. O anime passa a apresentar situações ridículas, num formato tipo “problema da semana”, que nem Power Rangers, tudo planejado pela mente malígna de uma garotinha com poderes psíquicos. Ela se cansou de ficar sozinha, então ela resolveu dominar o mundo. Faz sentido. Enquanto as garotas lutam com ela, Tenchi se apaixona pela garota mais sem sal da história. Sério, o comportamento do Tenchi aqui é incrivelmente estúpido. Ele é indeciso demais, ele não mostra arrependimento(ou qualquer outro tipo de emoção) ao solenemente trocar a Ryoko pela Sakuya, ele é incapaz de entender o sofrimento pelo qual as garotas em Okayama estão passando. Mas o que mais me irrita mesmo é que, mesmo depois de tudo isso, elas ainda o recebem de volta como se nada tivese acontecido.

Outro aspecto negativo é o visual do anime. A animação é muito fraca, e apenas alguns momentos tem uma aparência bonita. O anime usou uma técnica até que interessante nas cenas de comedia, com uma animação mais rápida nos movimentos dos personagens, fazendo com que eles se mexessem tal qual personagens de Shin-chan. Foi engraçado, mas aas cenas sérias, tipo closes em rostos, é evidente a como essa área foi negligenciada. Agora eu me pergunto será que realmente foram orbigados a produzirem esse anime? Pela parte técnica apresentada(mals visuais e inclusive um mesmo dublador dublando vários peronagens)) eles não tinham lá muito dinheiro pra gastar. Ou talvez colocaram o pouco que tinham para garantir um retorno? Afinal já era a segunda série de TV, estúdios de animação não colocam grana em nada que não seja garatia de lucro.


Uma coisa que eu já vinha notando antes, mas Tenchi in Tokyo confirmou, é como basicamente não existe um harém. Sim, ele tem todas essas garotas ao redor dele, mas pode-se dizer que apenas Aeka e Ryoko demonstram interesse romântico nele, as outras o vêem apenas como um amigo, ou no caso da Sasami como um irmão mais velho. E mesmo assim, apenas a Ryoko é quem recebe um desenvolvimento romântico: ela se mostra preocupada com o Tenchi, ela vai ter um encontro com ele, ela diz que confia nele, ela “surta” quando vê o Tenchi com a Sakuya, etc. Sim, nós vemos a Aeka triste, mas isso num estágio mais avançado da estória, a única que acompanhamos o sofrimento mais profundamente é Ryoko.

Estória fraca, personagens mal feitos e má animação. Esse deve ser o pior anime Tenchi Muyo! que existe. Uma desgraça se comparado ao OVA original e até mesmo Universe, que foi mediano durante boa parte e só se salvou no fim. Afastar o Tenchi das garotas foi uma boa idéia, mas deveria ter sido empregada de maneira melhor. Eu não sei porque resolveram jogar um enredo de dominação mundial no meio disso. Como eu falei no começo do post, a impressão é que foram obrigados a fazer isso, em vez de ter sido algo criativamente planejado.

Esse post foi publicado em Animes e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Tenchi in Tokyo é uma droga

  1. jorge disse:

    Ola eu gostaria de dizer que eu descordo TOTALMENTE de TUDO o que voce escreveu pramim Tenchi in tokyo foi o melhor tenchi muyo que eu ja vi,e olha que eu ja vi os ovas tambem,eles são bem legais mais eu prefiro essa serie,a vilã não é nada disso que voce falou,muito pelo contrario a yugi é uma das vilas com a personalidade mais marcante que eu ja vi,voce sabe qual o tamanho do conflito que é voce ser considerado um demonio só por ter poderes psiquicos e não conseguir controlar la no planeta jurai?ela ficou milhares de anos presa naquela capsula voce queria oque?que ela saisse como uma garotinha indefesa?é logico que ela iria se revoltar quando acordasse ,voce fala que tokyo não é um bom cenario e tudo mais se esquece do que o tenchi sonhava desde o primeiro episodio que era ter uma vida NORMAL,talvez a Sakuya foi a pessoa mais normal com quem ele pode se relacionar na serie,eu gostava muito dela porque ela não era aquele tipo de personagem cheia de poderes como as outras garotas mais sim uma garota NORMAL que voce poderia encontrar em qualquer escola,isso ajuda muito na identificação,ela era uma garota alegre que não tinha ódio e acredito que muitos se apaixonariam por ela se a vissem na escola,só no final que revela o que ela era de verdade,ja pensou o conflito de voce se apaixonar por uma garota e no final descobrir que ela não existia e era apenas uma ilusão?de todas as garotas a Sakuya foi a que mais se aproximou de uma garota normal para o tenchi namorar,eu chorei naquele episodio que revela que ela era apenas uma ilusão e o tenchi encontra o quarto dela vazio depois da yugi ter recuperado sua sombra,acho que me senti assim porque eu tambem estava gostando dessa personagem mais enfim voce realmente entendeu a historia?voce entendeu cada conflito existencial que tenchi in tokyo mostrou?tenchi universe foi bom aonde?só mostrou a apresentação dos personagens e no final o kagato que é um vilão batido que voce encontra em qualquer anime onde foi bom isso?bem respeito a sua opinião mais essa é a minha pramim tenchi in tokyo foi o melhor tenchi muyo ja feito !!!

  2. Niklaus Nik disse:

    Vai dar esta bunda,vc queria que o anime fosse feito apenas para ti agradar.Tenchi in Tokyo foi show.

Deixe um comentário

