D!PTA é (mais) um Evangelion mal feito

D! PTA significa Dual! Parallel Trouble Adventure(ou apenas Dual!), que eu encurtei porque eu não ia colocar uma droga tão grande no título. E eu nem ia escrever esse post, porque Dual! é tão chato que só pensar nele me dá sono. E por que eu estou escrevendo? Porque eu sinto que é meu dever alertar as pessoas sobre isso.


Evangelion. Eu não preciso explicar nada, preciso? Todo mundo já assistiu Eva, eu acho que todo mundo entende o que ser uma cópia de Eva significa. O final dos anos 90/começo dos anos 2000 foram cheios de cópias de Eva, tentando utilizar/simular/adaptar alguns ou vários elementos que tornaram a série famosa. Alguém teve a brilhante idéia de juntar Eva com Tenchi Muyo!, e assim Dual! nasceu. Eu admito que eu até gostei dos primeiros episódios, não foram lá muito originais, mas foram legais mesmo assim. A interação(ou falta dela) entre os mundos paralelos não foi feita de modo interessante, mas as interações entre os personagens eram sólidas, e eu estava quase pronto pra ignorar a falta de originalidade se essa característica se mantesse forte. Não se manteve.

Como eu falei, Dual! é um filho não-registrado de Tenchi Muyo! e Eva, mas não herdou praticamente nenhuma das qualidades boas dos pais. Minha teoria é que Tenchi in Tokyo seja o pai biológico desse aqui. Do pai Dual! pegou todo tipo de desgraça que um anime harém pode ter. Pra começar, personagens com personalidade fraca. Até é feito um esforço para caracterizar as personagens de maneira decente, mas o elenco é grande demais(maior do que deveria ser), e vários acabam sendo negligenciados ou têm caracterizações clichê. Também houve o péssimo senso de humor. Ver a escola correndo por toda a cidade caçando o carinha porque a garota mais popular falou com ele foi uma tortura. As motivações dos personagens são imbecis, e o comportamento deles é previsível e idiota.


De Eva, Dual! só herdou a menina que se comporta como a Asuka(que por acaso pilota um mecha vaermelho), uma que se comporta como a Rei, uma que se comporta como a Misato, o mecha que é um copi-cola da Unidade 00, o conceito de sincronização com os robôs(sério, não tinha nenhum nome melhor que “simpatia de vida”?), ou seja, quase nada. Eu ia colocar também lutar contra seres estranhos vindo sabe-se lá de onde, mas Eva, apesar de ter feito isso de modo magistral, não é realmente o inventor. Mas a soma desses elementos anteriores faz com que qualquer pessoa que já tenha assistido Evangelion o compare logo com ele. Teve uma batalha que era um plágio tão descarado de Unidade 01 vs. Zeruel que eu simplismente comecei a rir.

A estória não foi herança dos pais, mas também não é lá a mais original. Dois grupos lutando por alguma coisa(eu nao faço idéia do quê), aí o cara se une a um dos lados da guerra, e os vilãos não são realmente tão ruins assim, e o mundo quase chega ao fim por sabe-se lá por quais meios ou objetivos. A animação é de mediana pra baixo, e a música é simplismente passável. Isso é um ponto chave porque desde 1992, havia um anime Tenchi Muyo! por ano. Se não era lucrativo, por que faziam tanto? Eram masoquistas, por acaso? Eu não tenho nenhum número que possa confirmar isso, mas dando uma olhada bem superficial pela franquia, é possível ver que TM! foi bem sucdido, os produtores ter ganho dinheiro suficiente pra bancar uma animação melhor.

Dual! é uma versão bem idiotificada de Eva e Tenchi Muyo!. Uma versão mais rasa, sem nenhuma das características que tornaram seus pais de sangue famosos. Uma pena, porque o conceito inicial até era interessante. Assista apenas se não tiver visto Eva ou TM! ainda. E se tiver assistido, veja Dual!, mas sem ficar comparando com Eva. Dizem que você gostará mais dele assim. Se é que é possível.

Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

