Finalmente, o fim do pesadelo

Assim que eu acabo um anime, eu escrevo a review dele. Tem sido assim desde o começo do blog a pouco mais de um mês. Eu fiz isso até agora com todos os animes que eu assisti depois da fundação do HAC, e eu pretendia que fosse sempre assim. E foi no final da franquia de Tenchi Muyo! que eu vi que isso seria impossível.

As duas últimas entradas da franquia, Tenchi Muyo! GXP e Isekai no Seikishi Monogatari(ISM), estão entre as piores experiências que eu tive assistindo animes na minha vida. Sério. Um horror. Eu faria uma lobotomia pra poder superar esse trauma. Se você jogasse isso do outro lado da fronteira poderia ser considerado um atentado terrorista. Foi algo tão ruim que eu seriamente pensei em abandonar animes pro resto da vida. Eu não sei o que aconteceu com o Masaki Kajishima(o autor dos spin-offs TM!) pra ele decair tanto. As séries de Tenchi Muyo! foram piorando e piorando ao longo do tempo, até atingirem o fundo do poço. E escorrerem pelo ralo lá no fundo.


Sobre Tenchi Muyo! GXP, eu confesso que eu não sei o que ele é. Tenta ser uma comédia, mas não tem graça; tenta ser um drama, mas não tem profundidade ou nenhum dos personagens tem desenvolvimento o bastante para que você se importe com eles. Na verdade, a maioria do elenco é ridícula, não só mal desenvolvida mas também mal caracterizada, os personagens são patéticos e não possuem nenhum traço de consistência(uma hora são sérios demais, outra hora são “palhaços” demais. Talvez eles apenas não sejam nada). E também, tal qual aconteceu em Jormungand, eles fazem um esforço enorme pra apresentar esses piratas bonzinhos e éticos que não usam “golpes baixos” como sequestrar parentes ou atacar uma nave sem avisar, afinal isso é coisa para bandidos, não para piratas. Pelo amor de deus.

Também tenta ser um anime de ação, pelo menos eu acho que tenta, porquê de vez em quando essas naves atiram umas contra as outras então deve ser ação né? Só que a animação horrorosa, não, HORROROSA, não deixam você realmente aproveitar a ação que o anime tenta expressar. Eu nem vou falar do enredo, porque eu também não sei se havia um. Se Dual! era Tenchi + Evangelion, GXP é Tenchi + arco final de Melody of Oblivion + humor de To-LOVE Ru. Uma ótima combinação, não é?


ISM também é ruim, não tanto quanto GXP, mas chega bem perto. A diferença aqui é que existe um enredo e a estória até que progride de um jeito natural. O problema é que demora uns 8 episódios pra isso acontecer, e quando se trata de uma série de 13 episódios, isso é muita coisa. Os episódios iniciais são gastos com as mesmas (tentativas de) piadas harém de sempre, o que eu acho que é a idéia que os produtores tem de apresentação de personagens. O que é impossível, já que não acontece nenhum tipo real de desenvolvimento ou caracterização, de modo que quando as coisas ficam sérias(o que não dura muito) você simplismente está se lixando para o que acontece com os personagens.

Eu mencionei que existe enredo, mas não é uma qualidade forte. Talvez pra criar um clima de mistério, existem várias coisas que não são explicadas direito, mas não explicar alguma coisa não a torna misteriosa, só mal explicada. O anime também abusa do Deus ex Machina para progredir o enredo de forma “segura” ou pra destruir o clímax de alguma cena de ação, que até foram boas, e os mechas também eram bem desenhados. ISM até teria potencial para ser algo melhor, caso trocassem o elenco inteiro por gente adulta e/oumadura, mas nããão, vamos colocar adolescentes imbecis no anime, obra-prima garantida. E no final ainda existe um (possível) gancho para uma 2ª temporada. Que os deuses nos protejam.

Pra encerrar esse tiroteio de raiva, um resuminho geral de TM! Sendo direto e sincero, a melhor parte de toda a franquia foram as duas primeiras “temporadas” de Ryo-Ohki(assista a terceira caso queira uma adaptação bem mal-feita da conclusão da obra), e Tenchi Universe(tirando os primeiros 13 episódios, mas os filmes mais que compensam por isso). Todo o resto é passável, ignorável, desprezível, abominável, assista caso seja masoquista ou queira que seu cérebro vaze pelas narinas, como eu me senti uma vez enquanto assistia GXP.

Provavelmente, hora de dar uma olhada no mangá.

Esse post foi publicado em Animes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

