5-tou ni Naritai: um ótimo coming of age

5-tou ni Naritai(go-tou, por favor não digam cinco-tou) é uma ótima surpresa, carregando temas maduros em algo que parece ser direcionado a crianças, e o melhor: explorados de uma maneira boa.


Pra começar, a apresentação do do tema e do enredo. 5-tou trata de uma garotinha deficiente, prestes a começar o ensino infantil, e que acaba tendo que lidar com a incompreensão dos novos colegas de classe. Pra ser mais direto: ela sofre bullying. E ela sofre com isso, mas o mais importante é que mostram que ela sofre com isso. Exploração é tudo. Quem leu minha pequena resenha de Shiranpuri, jogada aqui no resumo de julho, viu que a minha principal reclamação com aquele anime foi que a fraqueza dos personagens. Isso não existe em 5-tou. É mostrada de maneira convincente o quanto Ritsuko sofre por causa do assédio dos colegas.

Outra grande diferença é que ela também reage. Ela se irrita, se entristece, ela devolve as grosserias, não necessariamente de maneira eficaz. E quando eu digo que ela devolve, não quer dizer que ela também maltrata os outros, mas ela mostra não ser uma pobre coitada, que os professores cuidam dela só porque ela é deficiente. O jeito dela devolver a grosseria é ela mostrar que ela é capaz, de que ela só quer ter amigos, Ela mostra força interior, ela mostra personalidade. Quando ela adota um gatinho abandonado, eu pensei “pô, que desperdício. Ele também poderia ser um filhote com uma deficiência, aí eles poderiam se relacionar e ela poderia encontrar forças pra ir adiante”. Eu realmente fui muito burro por achar que seria preciso um gato aleijado para ela ter coragem e força pra seguir em frente.


Porque é mostrado como ela sofreu com o tratamento. Quem sofre cresce. Bem, alguns crescem. Em alguns tipos de gente o sofrimento é capaz de estragar ainda mais a personalidade, mas eu já tô saindo do assunto. O ponto é a dor que ela passou, o sacríficio que ela teve para poder se levantar e andar. Antes ela ficava só sentada na varanda de casa, o único amigo que ela tinha era uma nuvem. Ela resolve se levantar para poder ter amigos iguais a ela, crianças da idade dela. Ela sofreu para chegar até aqui, para poder ir adando até a escola sozinha, e ela só ganha mais sofrimento. E é aqui que outro ponto forte de 5-tou aparece.

Os outros personagens além da Ritsuko também são muito bem apresentados. O médico que faz o tratamento dela, praticamente cego, que mostra que crescer como pessoa mesmo quando se tem problemas é o essencial. Os pais dela, que sofreram tanto quanto ela, ou talvez ainda mais. E por isso mesmo se alegram ainda mais quando as horas felizes chegam, como quando ela andou pela primeira vez. As crianças que maltratam ela também são desenvolvidas, embora de maneira mais fraca. Quem se destaca aqui é Shougo, que na verdade tem inveja da Ritsuko. Pois a deficiência faz com que os pais dela fiquem muito próximos dela, e é isso que Shougo não tem. E maltratar ela é o jeito que ele encotra para se vingar disso.


5-tou, infelizmente, não é perfeito. Mas por pouco. O que o estraga é a parte técnica. A animação é um pouco ruim, e as vezes os diálogos são fora de sincronia com o movimento dos personagens. Tirando isso, o resto é fantástico. O que mais me surpreendeu foi o estilo de arte, mais próximo do estilo ocidental do que do estilo de anime, o que deu uma vibe meio infantil. E isso foi muito legal, porque você tem esses temas interessantes abordados de maneira tão madura em algo que é aparentemente para crianças. Foi a mesma coisa que Shiranpuri tentou fazer, e eu gostei mais do estilo de arte de Shiranpuri, mas ele não teve uma abordagem tão boa quando 5-tou.

Quando se trata dos temas apresentados(bullying, deficiência, etc.), 5-tou ni Naritai é o melhor anime que eu já vi. Não só os temas, mas como eles são explorados, que é o essencial, feito de maneira agradável e sem forçar o drama. O desenvolvimento dos personagens é ótimo, e não só da protagonista. O elenco como um todo é bem caracterizado, você percebe de maneira nítida como as personalidades deles são apresentadas, e mudam e se fortalecem. Um dos melhores coming of age que existem, sem dúvida. Faça um favor a si mesmo e assista isso o mais rápido que puder.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 5-tou ni Naritai: um ótimo coming of age

  1. nino disse:

    gostei muito dessa resenha, gostaria de assistir também. você poderia me passar um link onde eu pudesse baixar ou assistir esse anime com legendas em português ou inglês? algum fansub traduziu?
    obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s