Dragon Age, mais uma má adaptação de videogame

Já fazia um tempo que eu não via um desses hein? Eu começo a achar que eu devia criar uma categoria só pra eles…


Pra variar, eu nunca joguei um jogo de Dragon Age, então eu realmente não posso dizer se o anime é ou não é uma má adaptação. Mas eu posso dizer que se trata de um mau anime, infelizmente. O diretor, Sori Fumihiko, é um cara que na minha opinião merece mais respeito do que têm. Ele dirigiu T.O, um dos melhores animes sci-fi ambientados no espaço, e também Vexille, que contém um ou outra ou várias falhas no enredo, mas que eu ainda gostei mesmo assim, mais por ter uma CGI muito bem feita. Aliás, boa CGI é uma marca constante nos trabalhos dele. Dragon Age é basicamente um Vexille, mas com uma ambientação de fantasia ao invés de ficção científica.

A premissa e ambientação são genéricas e medíocres. Um grupo de magos das trevas planeja um ritual para ivocar dragões malignos. Um grupo de cavaleiros vai impedir isso. De repente, várias traições e uma conspiração com um desenrolar bastante previsível acontece e etc. Enfim, tudo é muito clichê e tedioso. A Wikipédia me diz que essa série de jogos Dragon Age é aclamada pelos críticos e etc. Provavelmete esse tipo de ambientação é mais divertida quando você controla os personagens matando todo mundo em vez de só ficar assistindo.


Falei em personagens? Pois é, personagens. Assim como a estória, também são clichês. Não existe nenhum tipo de caracterização mais avançada. A protagonista sai matando todo que encontra, por nenhum grande motivo fora o fato de sentir raiva. Ou talvez ela só sente vontade de matar. Mas isso não naquele sentido de ela ser uma psicopata ou que haja algum tipo de construção emocional que mostre os motivos dela. Ela mata. E pronto. O mais ridículo é o vilão. Eu esqueci o nome dele. Aliás, eu não lembro do nome de niguém. Enfim, o vilão. Ele quer dominar o mundo. Que fofo, né? Pra isso, ele raptou uma garota elfa, que usa os poderes dela pra controlar dragões, mas considerando o quanto ela faz(não no sentido de ser útil, mas de exprimir emoções, ou ao menos correr ou andar ou manifestar vontade própria), ela poderia ser substituída por um cajado ou uma pedra.

Lembra que eu falei que os trabalhos do Sori são característicos pelo bom uso de CGI? Pois é, ela está presente aqui também, mas só em uns poucos momentos. A animação em CGI é fraca, e considerando que Dragon Age é um filme de ação, com várias cenas muito rápidas e com muita movimentação, essa falha fica muito ressaltada. Os poucos momentos da CGI são, geralmente, animações mais lentas, como os drações se movimentando. É muito bonito de se ver. O storyboard também é muito bem feito, as cenas de ação são bem trabalhadas e a câmera toma bons ângulos pra acompanhar a ação, o que mostra o talento de Sori como diretor. O problema é que a animação não acompanha a dedicação aplicada ao storyboard, o que mata toda a graça.


Considerações finais: eu ainda considero Sori um bom diretor, ele apenas ainda não mostrou talento como roteirista. Ele sabe como usar boa CGI, e sabe criar bons ângulos para cenas de ação. Mas, justamente por não ser um bom roteirista, ele precisa aprender a escolher melhor o que dirigir. Coisas desse tipo não vão ajudar em nada sua carreira, meu chapa. Dragon Age teve uma parte técnica mediana e conteúdo fraco demais. Tanto personagens quanto enredo são medíocres ao máximo. Assista isso caso seja um grande fã de fantasia, ou não tem outra maneira de gastar uma hora e meia. Aliás, caso você não sabia como gastar essa hora e meia, vá jogar os jogos. Talvez essa seja a melhor escolha no final das contas.

Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

