Fairy Tail deve ser o pior shounen da atualidade


Eu assisto Fairy Tail. Não, eu não me orgulho disso. A única coisa interessante em FT é que mostra a minha evolução como espectador de animes: há dois anos , quando eu ainda era novato, FT era espetacular, engraçado, com boas cenas de ação. Hoje em dia…

Pois enquanto eu assistia o mais recente episódio de FT(144), eu percebi o quanto ele é genérico. Não só no estilo de arte, que todo mundo e suas avós sabem que é derivado de One Piece. Mas também em vários outros elementos, como estruturação da série, caracterização de personagens, etc. E aí eu percebi o quanto shounens modernos são formulaicos e repetitivos; não que eu não soubesse disso, mas quando você em um exemplo em ação o impacto tem muito mais peso. Por exempo, o que é mais chocante: ouvir falar de um atropelamento na TV, ou ver um acontecer bem na sua frente? Pois é.

Fairy Tail não possui enredo. O que existem são arcos independentes, onde eles não possuem uma relação linear quando se trata de estória, eles apenas compartilham personagens e ambientação. Não existe indicação de uma estória maior. Como a qualidade do original já não é grande coisa, fica muito fácil inserr sorrateiramente arcos filler, como o atual, que com certeza ainda vai se arrastar por um bom tempo. Se eu não me engano, FT teria a ver com uns dragões que desapareceram repentinamente no mesmo dia, e nunca mais se teve notícias deles. E o que foi feito com relação a isso até agora? Eles foram parar num mundo paralelo, tiveram um Exame Chuunin próprio, viajaram no tempo(mais ou menos), e mais um bocado de outras coisas. Nada envolvendo a busca dos dragões.

Por exemplo, no Naruto antigo, a mão do Orochimaru está em todo lugar. Ele infuenciou vários acontecimentos que movimentaram a estória: ele se infiltrou no Exame Chuunin e começou a infuenciar o Sasuke, matou o Hokage e quase destruiu Konoha, o que acabou levando à introdução da Tsunade. No quê, em Fairy Tail, o desaparecimento dos dragões influenciou alguma coisa? Será que tem alguém fora eu que se lembrava que isso envolvia dragões desaparecidos?

Eu poderia falar sobre os personagens, mas eu não posso. Não há nada nem ninguém no elenco digno de nota, que se destaque. Um adolescente animado(até demais) com um passado estranho e cabelo espetado quer se tornar o nº1 na profissão mais legal do mundo. Poderia ser Naruto, poderia ser o Gon de Hunter x Hunter, o Ash de Pokémon, qualquer protagonista de (maus)animes de esportes. Mas eu falei do Natsu. Viu só? Não existe nada nele que se destaque, exceto essa voz irritante cacete alguém incinere as cordas vocais desse maldito. Enfim, ele não tem nada de novo em si. Ele é o Ctrl+V resultante de anos e anos de Ctrl+C. Os personagens aqui são mais reconhecíveis pelos comportamentos que adotam ou magias que usam do que pelas personalidades que possuem.

A arte, como todos sabem, é genérica, totalmente copiada de one Piece. E sim, isso é um problema. Se a arte tivesse sido inspirada na de OP, tudo bem. Mas o que o hiro Mashima adiciona de novo? O que ele adiciona ao traçado? Se você visse uma ilustração de OP feita pelo Mashima e uma de FT feita por Eiichiro Oda, você conseguiria descobrir quem fez o quê? É isso. Se você é um artista, você adapta sua inspiração, e cria seu próprio estilo. Se não, você é só uma farsa.

Voltando ao eu de 2 anos atrás, o que eu mais gostava era da variedade de magias existentes. Na minha concepção(até aquela época) , só haviam duas magias: a “geral”, e a que envolvia o uso dos elementos. FT mudou isso usando uma abordagem aparentemente criativa: existem magias de escirta, magias de sombra, magias de ar, etc. Mas isso não é exatamente o que vêmos em Naruto? De novo, tudo bem se inspirar em outro trabalho, mas ao menos coloque algo novo. Não, trocar de ninjutsu pra magia não altera nada.

Ou seja, Fairy Tail é Naruto em pele de One Piece. O pior? Isso aqui é uma review. Eu nem preciso esperar o anime acabar pra fazer uma análise competa, porque eu tenho certeza que nada, nenhum problema que eu apresentei aqui vai mudar. Duvida? Venha me cobrar daqui a um ano. E veremos.

Esse post foi publicado em Mangás e marcado , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Fairy Tail deve ser o pior shounen da atualidade

  1. Danilo disse:

    O que eu mais odeio em Fairy Tail é que em toda saga tem uma pessoa que é mau feito o Diabo, apanha e pronto já fica bonzinho. exemplo: Gajeel, Ultear(essa ate demais), Juvia(essa nem tanto), dentre muitos outros.

  2. marcos disse:

    Ft ainda e o melhor anime pra mim melhor que db hunter x hunter one piece pokemon digimon naruto queda do titan e qulquer anime

  3. paulo disse:

    sabe de nada inocente

  4. Leandro disse:

    Nossa. Falou tanta besteira… Isso que dá comentar sobre coisas que não se pode ter certeza antes do tempo. O anime tem toda relação de acontecimentos com o momento atual. Além de ser bem estruturado, com personagens equilibrados e batalhas empolgantes. Mantém um nível agradável de humor e não exagera tanto no ecchi. E quanto a ser uma fórmula repetitiva, assista Bakuman, pois irá ter noção de como são feitos os mangás. O sistema de pesquisa deles é justamente ler e se basear no que fez sucesso em outros mangás anteriores.
    Pesquise mais antes de criticar.

    • felipe almeida disse:

      Cara FT ficou mt chato de vdd, as primeiras temporadas eram mt fodas, assim como Naruto Shippuden ficou chato qd começou a putaria de madara demorar mt pra ser derrotado, como bleach ficou chato com tantas temporadas filler’s que em nada agregaram no enredo do anime (tirando a temporada “shinigamis vs aizen”) essa foi foda, nas lutas, em tudo… até na openning que desde a 4° op só vinha saindo bosta, e a op dessa temporada foi foda. Mas enfim, shounen tem esse mal, qt mais dura mais chato fica, assim como animes curtos tbm tem o mal de darem inicio a intrigas de personagens ou intrigar com a história, passado, de algum personagem e dps acabar sem explorar essas tais “rotas” mas enfim é assim msm, nos resta aceitar, e criar coragem como estou criando pra voltar a assistir FT.

  5. victor disse:

    E cara mas nao se pode negar que a saga tartaros foi muito boa

  6. MWAsura disse:

    quanta merda escrita

    • MWAsura disse:

      meça suas palavras parçinha,so pq vc diz que é bosta nao quer dizer que é.teu cu nao tem ciumes da merda que sai pela sua boca ? tu nem assistiu a saga tartaros e ja quer falar merda,vai se informar antes de criticar fera.cala teus dedos que dai so sai besteira lek

  7. Fairy Tail com certeza eh o pior, e nem eh pq eh copia pq ele não tem quase nada de copia msm, eh ruim pq eh clichê, historia fraca, personagens fracos e irritantes, ecchis para atrair os tarados, humor fraco, protagonismos exagerados, quer q eu continue?

  8. Everton José disse:

    Minha preferência está em naruto e one piece… Mas gostei bastante de FT, estou cercado de animes com histórias complexas, algo diferente para variar. Divertido, engraçado.. mais q suficiente. Minha opinião.

  9. Ester Barros disse:

    gosto bastante de FT justamente por não ter essa questão de linha temporal. E o que vi foi justamente o contrario do que vc afirmou. O Mashima realmente se baseia em outros animes, mas como vc mesmo disse, qual o mangaka que não? O esquema de Guildas, as comédias (bestas as vezes), os dragonslayers e o fato de utilizar magias são elementos que dão a FT a cara de FT. Eu, Ester, gosto de FT, gosto da animação infinita do Natsu e consigo enxergar as particularidades de cada personagem q diferem dos de outros shounens que ja assisti anteriormente.

Deixe um comentário

