Resumo mensal – agosto de 2012

Agora eu entendo o que eles queriam dizer sobre sua vida pessoal atrapalhando o esquema de postagens do seu blog. Realmente acontece mesmo… Eu achei que era só a desculpa mais fácil que havia. Esse mês foi tão tenebroso que eu esqueci até de algumas prints, mas ninguém vai morrer por causa disso né?

Sem Utakoi ou Kuroko esse mês, porque eu honestamente não achei nada que preste pra falar deles. Exceto talvez o arco de treinamento relâmpago em Kuroko, faltando 4 episódios resolvem fazer um arco de treinamento. Bons arcos de treinamento levam vários episódios, para que se sinta o esforço do pessoal. Aqui só levou alguns segundos. Isso que é bom andamento.

Chonnyonyeouu Yobi


Depois do anime chinês, temos agora o anime coreano. Infelizmente, Yobi não vai receber um post próprio. A principal razão de eu não ter gostado de Yobi é porque é previsível demais. Logo no começo do filme, aparece um texto dizendo como vai ser o enredo. A partir daí, qualquer um adivinharia como a estória iria se desenrolar. Mas eu não odiei o filme, pois houveram algumas surpresas agradáveis. Coreano é uma língua bem agradável(é como o idioma chinês mas com a pronúncia japonesa), a trilha sonora é simplismente fantástica, e pra ser direto o filme é bem inofensivo. Tipo aqueles desenhos que passam sábado de manhã. 6/10.

Corpse Party OVA 01


Algum tempo atrás, o estúdio asread lançou um pequeno OVA do mangá Mirai Nikki. Pouco depois, eles voltaram com uma série de TV completa. Eu acho que é isso que estão tentando fazer com Corpse Party. Pelo menos outro OVA já foi confirmado. Mas enquanto o “episódio piloto” de Mirai Nikki ao menos mostrou alguma coisa interessante, como Deus, algumas explosões e o conceito geral da série, o que isso mostrou? Nada. E quando mostrou, não deu pra ver. Os personagens são desinteressantes e o horror parece ser o típico slasher que se vê o tempo todo, nada de mais. Mesmo assim, eu fiquei com vontade de ver mais, só pra ver esses imbecis morrendo de maneira horrorosa, que nem em Another. 3/10.

Dead Heat


Dizem que Dead Heat, de 1987, é o primeiro anime feito em 3D. Eu imagino que tipo de óculos 3D usavam na década de 80… Enfim, 3D ou não, a animação disso aqui foi bem fraquinha, considerando que é quase um gêmeo de monstros como Gunbuster e afins. Nesse OVA, existem máquinas que são o cruzamento entre mechas e motos, e as pessoas correm neles. E se corridas de carros já são entediantes na vida real, e em forma animada isso é pior ainda. Só um enredo clichê deesforço e etc. Mas o que mais irrita mesmo é como os personagens são genéricos e sem graça. Faz um tempo que eu já assisti, e nem me embro como eu dei um4/10 pra isso. É tão chato que nem pra abaixar essa nota eu tenho vontade.

Guilty Crown: Lost Christmas


Guilty Crown(review provavelmente a caminho) deve ter sido um dos piores animes já exibidos no noitaminA. É um projeto multi-mídia, que envolve também uma visual novel que ainda irá ser lançada. Lost Christmas é uma introdução ao que acontece no jogo e no anime, se bem que esse OVA e a série de TV só possui um personagem em comum. Foi um pouco melhor que a série original, mas ainda com o mesmo estilo de focar mais nos visuais bonito do que ter uma estória que faça algum sentido, mas considerando que isso é para ser uma prévia do jogo não me surpreende que o enredo seja incompleto. Mesmo assim, pra mim todo anime, todo jogo, todo livro, etc. devem ser stand-alones, ou seja, você deve apreciar alg sem “ajuda externa”(ler o mangá pra entender tal parte, por exemplo), e nesse contexto Lost Christmas falha. 4/10.

Hells


Eu queria escrever uma review completa desse, mas não seria possível. Porque quase tudo nele é no máximo mediano. A estória é cheia de revelações convenientes e reviravoltas de última hora que, por não terem nenhum tipo de construção, parecem ser um deus ex machina mal planejado. Os personagens não possuem lá muito desenvolvimento, mas a atitude deles é demais. Pelo menos eu não me importaria de ter Helvis como diretor. E eu falei quase tudo porque o visual do anime é fantástico. Tipo, sensacional. Incrível. É basicamente Redline, só que terminado antes e lançado depois. Só a direção artística, a animação top de linha e as cenas de ação tornam Hells um anime fantástico. Embora eu confesse que eu fiquei mei entediado(quando eu achei já estar na metade, só tinha se passado meia hora, o que é ruim considerando que o filme tem 2 horas de duração), mas enquanto existem animes que tentam te convencer a todo custo que são legais, Hells faz isso sem o mínimo esforço. 7/10.

Hunter x Hunter (eps 42-45)


Agora acho que começa pra valer a participação do Genei Ryodan. A partir daqui eu não sei de nada de HxH, e não dá mais pra comparar com a série original. Eu imaginei que aquelas bestas feras seriam meio inúteis. Tipo, elas não teriam nenhuma outra utilidade a não ser mostrar como os membros da Aranha eram fortes, e isso é meio inútil, todo mundo sabe que eles são. Na verdade não foi bem assim. Elas tiveram alguma utilidade, enfraqueceram aquele sujeito lá e o Kurapika aproveitou a oportunidade. Agora eu só imagino como isso vai se desenvolver, acho que o arco de Yorkshin vai continuar, já que Gon e Killua ainda querem achar Greed Island. Vamos ver. 6/10.

Jinrui wa Suitai Shimashita (eps 06-09)


O que é que eu posso falar sobre esses episódios? Ou o que é que existe para se falar de Jintai que ainda não foi dito antes? Não dá. Agora, mostraram como o assistente e a protagonista sem nome(será que alguém reparou nisso, que não falam o nome dela?) se conheceram. Eu nem pensei que fosse necessário, mas tudo bem então. E embora o episódio da ilha tenha sido fantástico, eu imaginei um final diferente, com as fadas descobrindo o que é democracia e expulsando a rainha da terra delas. Mas sempre mostraram as fadas mais sendo comandadas do que fazendo as coisas por vontade própria. Não é a toa que chamam elas de novos humanos. 8/10.

Kyousougiga


Eu acabei de assistir isso e ainda não faço idéia do que se trata. O que foi isso? Uma espécie de FLCL mas com menos sentido ainda? Visualmente, eu reconheço, foi bem impressionante, e como eu sou um cara que leva sempre muito em conta a estética do anime, contou bastante. Mas qual foi o conteúdo dessa embalagem psicodélica? Eu não percebi nada. Só pra continuar em FLCL, ele contou um coming of age, alguns até dizem que se trata de um Evangelion resumido, mas o que foi contado em Kyousougiga? Tinha alguma coisa a ver com uma deusa e um padre e Kyoto. Eu sei lá. Duvido que alguém saiba. Mesmo assim, eu até gostei, essa falta de senso, como em FLCL e Dead Leaves, não é também nada que machuque. Eu espero mais da websérie que está por vir. 4/10.

Mobile Suit Gundam AGE (eps 43-46)


Campo de batalha final, hein. Embora Gundam AGE tenha sido cheio de altos e baixos até aqui(mais baixos que altos) é de se reconhecer que esses últimos episódios construindo a tenção pro final não foi nada mal. Eu só queria saber como e de onde tiraram essa desse Cid SID, e o que exatamente é o EXA-DB. Antes, parecia ser só o conhecimento reunido de uma civilização perdida; agora parece ser uma entidade pensante com vontade(e objetivos?) própria. Considerando que já estamos perto da saideira, com lutas finais e mortes heróicas e etc., e AGE ainda tem certos detalhes pra explicar, vai ser interessante ver como o anime vai se sair nessa reta final. 6/10.

Moyashimon Returns (eps 05-09)


Por fim eu entendo porque tanta gente apedreja Returns. No começo o que todo mundo falava era do novo character designer; eu nem tinha percebido que trocaram, os personagens de Moyashimon sempre tiveram uma aparência bem genérica mesmo. Mas o conteúdo do anime realmente é abaixo da temporada anterior. No original, as bactérias(que são o assunto principal da série) tinham um papel mais importante, nessa aqui elas são tratadas como mera “curiosidade”. Fora que esse arco da França é uma das coisas mais desinteressantes que eu já vi. 6/10.

Muv-Luv Alternative: Total Eclipse (eps 06-09)


No resumo do mês passado eu falei que “O resto dos episódios ou foi gasta mostrando o treinamento deles ou com clichês de harém”. Esse mês foi mais uma rodada disso. A invasão alienígena foi totalmente esquecida pra dar lugar a um desfile de imbecilidades. Não tem nenhum sinal de luta ou ação que preste aqui, tudo que é preciso fazer é colocar um babaca com uma super arma lá numa planície e ele pulverizar o que tiver pela frente. Aparentemente, mais treino pela frente. Eu só imagino o que é que os BETA ficam fazendo durante esses treinamentos todos? Brincando de ciranda? Ou esse povo vai mesmo só ficar esperando os aliens chegarem em vez de partir em missões e exterminar eles da face da Terra? 4/10.

Natsuyuki Rendezvous (eps 05-09)


Mais cinco episódios depois, e o que aconteceu com Natsuyuki Rendezvous? Pra onde toda essa contrução está levando? As relações entre os personagens estão se desenvolvendo? Eu até gostei um pouco de mostrarem um pouco a relação entre Rokka e Shimao, mas a impressão que eu tenho é que esses últimos episódios foram mais um festival de oratória do que algo que apresentou algum avanço, em qualquer área que você pense. O Hazuki não se preocupa de ter cedido o corpo ao Shimao? Ou de como a relação dele com Rokka vai estar depois disso tudo? Deve ser mesmo muito legal ficar perambulando por contos de fada, já que ele parece nem se importar com isso. Eu esperava mais dele. 6/10.

Persona 4 episódio 26


O final verdadeiro da série de TV veio como um bônus dos blu-rays, depois de não sei quantos meses. Eu nem me lembrava mais direito de como tinha sido a série. E ele foi bem parecido com o anime: meio apressado mas bom ainda assim. As únicas coisas que eu não gostei foram, de novo, como foi tudo muito rápido(um pouco mais de tempo não mataria ninguém), e como a luta final foi meio tosca, Narukami soltando todas aquelas personas parecia que ele jogava uma pokébola atrás da outra. Acho que se eu tivesse mais envolvimento emocional com a série eu teria gostado mais daquela parte(eu lembro que eu parei e pensei “Ah, é agora que eu tenho que dizer que isso é louco e tudo mais”). Mesmo assim, é, o episódio foi bom. E eu acho que a produção cumpriu seu papel, porque agora eu também quero jogar o jogo. 7/10.

Saint Seiya Omega (eps 17-21)


Mais uma rodada de cavaleiros de prata inúteis(desde 1980 e tanto não servindo para nada), Eureka Athena foi capturada. Ai ai. Esse pessoal nunca aprende né. Eu acho que a única coisa que serviu nesse mês em SSO foi o filho do Marte, , que parece ter outros planos para Athena. Fora isso, foi a mesma coisa de antes. Como isso tá ficando repetitivo. 4/10.

Sword Art Online (eps 05-08)

De acordo com a minha pesquisa, da light novel original, o que está sendo animado são as side stories dela, estórias fora do enredo principal e que servem mais para mostrar o mundo digital de SAO. Isso deveria ser importante, porque estão seguindo a ordem cronológica das coisas. Mas tudo que SAO tem feito até agora foi simplismente um harém. Só isso. A única coisa que se desenvolve nesse anime é o harém do Kirito. Estamos de volta aos tempos de Guilty Crown. E essa questão de querer ampliar a ambientação saiu pela culatra, porque todo o impacto que o primeiro episódio(ainda o melhor episódio da série) contruiu já se perdeu. 3/10.

Uchuu Kyoudai (eps 19-22)


Eu percebi que falar sobre Uchuu Kyoudai é inútil. Mesmo sendo o melhor anime em andamento, o problema é que ele é muito repetitivo e, fora o destaque nos personagens, não tem muita coisa acontecendo. Ou seja, eu iria acabar me repetindo o tempo todo, ou não ia ter nada pra falar. Então, é, o post de antes define como foi Kyoudai esse mês também, e provavelmente vai continuar asim. E porque eu exclui Utakoi e Kuroko se eles estão nessa mesma situação? Só um imbecil ia colocar Kyoudai, Kuroko e Utakoi no mesmo barco. 8/10.

Esse post foi publicado em Resumos mensais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

