O último episódio salva Moyashimon Returns

Depois de 5 anos, resolvem fazer a segunda temporada de Moyashimon. Pelo que me consta, Moyashimon foi um considerável sucesso em sua época, então eu me pergunto porque demoraram tanto tempo pra continuar a produção. Falta de material no mangá? Pode ser, mas não poderia ser feito tal qual com Nodame Cantabile, que teve 3 temporadas em 4 anos, em vez de uma nova série a cada meia década?

Mas enfim, Moyashimon sempre foi considerado um dos melhores animes do noitaminA, e poderia ser até o melhor não fôsse pela obra prima chamada Honey and Clover. Eu nunca achei tudo isso, pra mim não foi ruim mas nada que merecesse todos os elogios que recebia. Por vários motivos, como o humor sem graça e meio infantil que meio que destoava da pretensa maturidade que a ambientação numa faculdade queria passar; a questão do casamento da Haruka que, também, pareceu ter sido jogada lá pra mostrar “um conflito de adultos”; e esse negócio de que era um anime educacional, o que pra mim é besteira, pois eu nunca vou precisar(eu acho) preparar miso ou saquê, então pra mim esse conhecimento todo é inútil.

A segunda temporada foi basicamente mais do mesmo. Pra mim não houveram muitas mudanças no que a primeira e a segunda temporada mostraram, elas foram muito semelhantes. Andando pela internet, eu descobri que a maioria dos fãs considerava essa temporada inferior, porque: 1)os character designs mudaram, 2)o drama não tinha mira ou objetivo nenhum. Pra mim, nada que prejudique o anime. Sim, o character designer dessa temporada não é o mesmo da primeira temporada, mas, sério, quem teria percebido sem ter isso olhar na lista da staff? Você teria percebido isso se eu não tivesse falado agora? Eu confesso que eu também me surpreendi(na verdade foi quase um susto) quando o cara sem boca de repente ganhou uma, mas eu não acho que o anime se estragou por causa disso.


O drama não teve sentido? Eu também achei. Pra mim essa história de viajar pra França foi mais parte do esforço da série em mostrar alimentos ao redor do mundo. Fizeram isso na primeira temporada, mandando o Kawahama numa peregrinação, dessa vez preferiram mandar todo mundo. O ponto é que, não sei porque, resolveram incluir uma side story envolvendo essa garota e a família dela. Esses episódios tiveram toda a sensação de ser um arco filler, não fosse a resolução do casamento da Haruka, e no final das contas deu pra ver que houve um certo desenvolvimento na personagem dela e do Misato também, então eu não acredito que o drama foi desperdiçado. Embora eu continue não vendo sentido nenhum na estória da família francesa.

O que me decepcionou mesmo, em ambas temporadas, foi o quão pouco investiram nos personagens principais. Yuuki, Sawaki e Oikawa continuam sendo ignorados e sem nenhum desenvolvimento digno de nota. Principalmente o Sawaki. Eu até agora não engoli porque ele virou um travesti. Não entendo. É um exemplo perfeito para explicar como o desenvolvimento dos personagens é essencial em uma estória: pra que as ações deles tenham algum embasamento, para que você entenda porque eles fizeram o que fizeram. Ele pode até ser gay sim(pelo final de Returns, muito provavelmente é), mas mesmo assim, seria muito melhor ver como ele chegou a esse ponto. Quer dizer, ele passou quase a primeira temporada toda sumido, e depois voltou vestido de mulher. Que tipo de epifania, de chamado divino, fez com que ele mudasse assim?

Então, é, pra mim Returns foi basicamente a mesma coisa da primeira temporada: um bom anime, mas nada fantástico. Eu por um momento cheguei a pensar assim como vários outros, de que essa segunda temporada era inferior, e por uns episódios realmente foi, mas principalmente esse ultimo episódio mostra que na verdade alguns personagens mudaram, e isso é uma boa coisa. O resto do elenco pode ter ficado estático, mas tudo bem, já que, se eles não foram desenvolvidos, as personalidades deles ao menos são realistas e os personagens em si também são carismáticos.

Esse post foi publicado em Animes e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O último episódio salva Moyashimon Returns

  1. Luiz Paulo disse:

    Queria tanto a continuação em uma terceira temporada mais empolgante. Sei lá, algo como ter um romance no ar. Está tão decepcionante ficar nessa de ficar só fazendo miso. Ah, isso é programação pra vacas. Pô!

  2. Ric disse:

    A primeira temporada foi mais divertida.

  3. Rian Kazuki disse:

    Eu achei inferior a 1° temporada, não gostei do fato deles simplesmente terem tirado o Sawaki do romance com a Hasegawa, quem lembra no último episódio da 1° primeira temporada a Hasegawa abraça o Sawaki de uma forma tão fóda! e agora eles mudam e colocam ela de romance com o Misato, eu não gostei disso, eu torço para que seja o Sawaki e a Hasegawa desde o começo do anime, sem contar que o sawaki foi um personagem principal que nem foi aproveitado direito e sem contar os outros. Na minha opinião eles deveriam dar mais atenção ao drama na série , sem deixar de explicar as coisas dos micróbios também. Sobre a marie não sei se terá um romance dela com o sawaki por que ela mora lá na europa, porém iria ser interessante já que os dois são parecidos… Oikawa com a Aoi foi fóda o Yuri delas kkk

Deixe um comentário

