Como melhorar Sword Art Online

Ou “uma lista de problemas que assola o anime, e que necessitam de correção urgente”.


Só se arrisca quem quer

O modo com que o mundo é construído(ou pelo menos a maneira com que é passada para nós) é de que, certo, você tem que chegar no andar mais alto da torre pra se libertar do jogo. Quer dizer, se alguém derrotar o chefão do último andar, todos são libertados. Também, se um andar é “limpo”, ele continua assim, ou seja, só é preciso que se derrote cada andar uma vez e pronto. O que isso significa? Ninguém precisa se arriscar em lutas para poder sair do jogo, é só deixar com o pessoal da linha de frente. Você só precisa perambular tranquilamente pela cidade, talvez ir nas dungeons matar um ou outro monstrinho pra garantir o dinheiro do lanche, e pronto. Se os jogadores fossem forçados a matar cada chefão para aí sim serem libertados, tudo bem, mas os chefões não resetam, ou se resetam, não se dão o trabalho de mostrar que isso acontece, o que dá no mesmo.

Falando em linha de frente…

Cadê esse pessoal mesmo? Tudo que a gente sabe é que eles existem e aparentemente continuam na ativa. A estória está totalmente desligada deles, que aparentemente é onde toda a ação está concentrada. Infelizmente, todos os desenvolvimentos(ou notícia) que nós temos deles é puramente verbal(as linhas de frente isso, as linhas de frente aquilo), mas não mostram realmente nada. O que é no mínimo estranho, já que o Kirito é um dos mais fortes do jogo, ele deveria ter algum tipo de contato com essa gente, mas não, ele ainda fica falando com aquele trouxa do episódio 1, que morreria e ninguém sentiria falta.

Melhorar os personagens parte 1: autismo generalizado

A maior idiotice de SAO provavelmente é essa história de beater. Pra mim essa foi a maneira mais fácil que o autor encontrou pra criar uma espécie de “nós contra os outros”. Se você parar pra pensar, nesse tipo de situação, onde todos estão no mesmo barco, ainda querer causar intrigar entre si é muita imbecilidade. Eu não vou nem tocar na questão dos PKs(que eu gostaria que fosse melhor abordada, me vez de ser só o vilão conveniente, como está sendo agora), apenas na do players normais, que por algum motivo acham que os mais poderosos tem a obrigação de defender os mais fracos. Pode ser verdade, mas eu não acho que você deveria criar desentendimento com alguém mais forte que você, se é que você me entende. E como toda essa questão começou? Quando o Kirito foi curar um sujeito caído, o cara recusou a ajuda, e morreu. E todo mundo apedrejou o Kirito.

Melhorar os personagens parte 2: o caso Asuna

A Asuna deve ser a personagem mais sem sal do século, do atual e de outros ainda por vir. Agora ela se resume a ser dona de casa pro Kirito, fazendo a comida dele, dando abrigo pra ele, etc. Ela não tem força nenhuma como personagem. No episódio 9, Kirito e o líder da guilda dela discutem o futuro dela com ela presente, e ela não diz nada. Quer dizer, esse pessoal pode decidir o seu futuro, e você não tem nenhum nada a dizer nessa situação? Só fica parada assistindo? Eu acho que ela nem ia se importar, contanto que ela continuasse fazendo sanduíches pro Kirito.

Previsibilidade

A essa altura todo mundo percebeu que, quando tem cristais envolvidos, alguma desgraça está pra acontecer. Ou quando o Kirito começa a confiar ou se envolve com alguém. Foi assim com a turminha anterior dele(aquela galera que morreu naquela sala, Gatos da Noite ou alguma coisa assim), foi assim quando eles foram encontraram o bichão de olhos azuis, foi assim quando Kuradeel o emboscou com veneno. Previsibilidade é a pior coisa que pode acontecer em qualquer tipo de estória. Você deveria se surpreender com o desenrolar dos acontecimentos, deveriam acontecer coisas inesperadas. Ter uma idéia do que vai acontecer(e acabar acontecendo do jeito que você previu) tira a graça de qualquer estória.

Coerência

No episódio 10, quando Kuradeel envenena Kirito, ele começa a atacar o sujeito. Uma punhalada no braço tira quase metade do HP dele. Pouco depois, já recuperado e com HP cheio, ele tem a mão decepada, e perde só um pinguelo de HP. Faz sentido isso? Ou faz sentido alguém estar em duas guildas ao mesmo tempo, como aconteceu com Kuradeel no dito episódio? Em todo RPG que eu joguei, era impossível estar em dois clãs ao mesmo tempo. E o capacete especialä que transmitia informações neurais e você sentia dor e etc.? Por que o Kirito berra de dor ao ser apunhalado mas quando perde a mão nem careta faz?

O mundo real deixou de existir

Tudo bem, o foco é no mundo virtual, mas não tem nada acontecendo no nosso mundo? Quer dizer, quanto tempo já se passou que eles estão lá? E ainda não encontraram uma solução por aqui? Quer dizer que as autoridades iam ignorar esse tipo de acontecimento? Não iam soltar os cachorros pra caçar o tal do programador malvadão? Ou procurar algum tipo de solução alternativa? É isso que diferencia .hack de SAO, e por enquanto torna o primeiro(não muito) superior, porque ao menos os acontecimentos do jogo tem um impacto na realidade.

Ignorar o maior mistério de todos

Como SAO já está uma porcaria mesmo, e qualquer tentativa de redenção a essa altura do campeonato, se houver, será inútil(porque nem se a segunda metade for um aobra-prima, vai poder apagar o lixo que foi a primeira metade), eu queria que eles chutassem logo o balde e mostrassem o que aconteceu com aquele pessoal que jogava com chars do sexo oposto, afinal porque não? Eu nem acredito como o autor original pode ter ignorado algo tão importante assim. O resultado poderia ser algo comparável a um filler de Naruto, mas considerando que o material original já não é muita coisa, não ia ser lá uma grande mudança.

Inserir jogadores de verdade

Uma opção tal qual a anterior. Pra isso ser um MMORPG mais fiel à realidade, tá faltando aqueles jogadores do tipo “pow mim curaew pf”. Ou que nem naquela famosa tirinha BR? BR?.

Ser, no geral, uma adaptação menos ruim

Eu já mencionei em algum lugar antes, talvez em algum resumo mensal, que o que está sendo animado agora são na verdade side stories, em vez do enredo principal. Estão seguindo a ordem cronológica do material original, e , considerando que o propósito delas é expandir a ambientação do jogo, eu não me importaria muito, contanto que o trabalho fosse bem feito. O que foi construído aqui é o harém do Kirito. A maioria dos episódios foi no mínimo desinteressante. Existe pouco RPG e muito romance tosco aqui. Fora que houveram outros “erros”, por exemplo, na novel original, o Kirito ri da Asuna por maximizar a habilidade de cozinhar(e quem não iria), e no anime ele fica morto de feliz por ter alguém pra cozinhar pra ele. Na verdade ainda bem que ela pegou essa habilidade, se não tivesse seria totalmente dispensável, já que não animaram a única parte da estória em que ela desempenha um papel importante, o infame capítulo 16.5 da LN. Talvez um futuro OVA, quem sabe?

Enfim, já estamos na metade do anime. É muito difícil que SAO se salve, mas se ao menos houver algum esforço para corrigir esses problemas, já vai valer alguma coisa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s