You are Umasou é praticamente perfeito

You are Umasou(título original é Omae Umasou da na, significando “Você parece ser uma delícia”), tem um enredo simples, típico de estórias infantis: a relação entre dois seres completamente diferentes. E é excelente contando essa estória.


Esse conceito de colocar seres diferentes(sejam animais, humanos, monstros, vampiros, dragões, etc.) para conviver e aprender a respeitar as diferenças um do outro sempre foi um tema recorrente em estórias infantis. Porque é o caminho mais fácil: é educacional(como nessa questão de aprender a respeitar os outros, o que já garante um pouco de desenvolvimento nos personagens), a progressão do enredo é simples: você bota dois personagens diferentes entre si para conviver, eles ficam próximos um do outro, surge um conflito(as famílias não aceitam essa amizade), e, na resolução desse conflito, todos aprendemos a aceitar os outros como eles são.

Eu tenho certeza que só em ler esse parágrafo, você deve ter lembrado de algum filme que assistiu na infância e que segue exatamente essa progressão.

You are Umasou não foge a essa regra. O tiranossauro Heart é um cara muito malvado, maltrata dinossauros mais fracos e tudo, e de repente encontra um ovo de anquilossauro. Do ovo sai um filhote, e Heart fala que ele parece ser uma delícia. Prestes a ser engolido, o bebê responde “Papai, meu nome é delícia?”. E aí acontece o que todos esperavam: o tiranossauro acaba se afeiçoando ao filhote. E não consegue se separar mais dele.


O fato é que os personagens são incrivelmente carismáticos, e acredite ou não, Heart é muito bem desenvolvido. O crescimento da caracterização dele, de onde ele passa de mero cara malvadão a alguém que ajuda o “filho” a procurar comida e tudo mais, é muito bem feita, e quando chega a hora do final triste, onde eles tem que se separar, todo esse cuidado em demonstrar a relação deles faz com que esse final tenha ainda mais impacto emocional.

Mas não é correto falar em final aqui, já que o que acabaé apenas o primeiro arco da série. Os outros arcos, embora não contenham um desenvolvimento tão profundo como no primeiro, cumprem um bom objetivo de desenvolver ainda mais o personagem de Heart. Não que a série não contenha um enredo. Existe sim uma estória, ela só não está na ordem cronológica. O resto do anime conta a história da vida do Heart, sobre como ele ganhou esse nome, como ele foi criado por dinossauros herbívoros por ter sido abandonado pela mãe. Explica inclusive porque Heart era herbívoro, algo que tinha passado inexplicado no primeiro arco, mas que ganha uma explicação depois.

Talvez a parte mais interessante da série de TV seja a parte técnica. A arte parece ter sido feita com canetinha, com esses traçoes grossos, essa paleta de cores e esse design simplista.As vozes dos personagens ficam todas por conta de uma única dubladora, Reiko Hori, que também atua como narradora. Considerando que é um anime infantil, se torna algo genial: é como se fosse a sua avó, ou a tia da creche, contando uma estória pra você.


Por fim, isto não é uma resenha troll, muito pelo contrário. You are Umasou é destinado a crianças, sim, mas não deixe isso cegar você. Eu também duvidada que eu fosse encontrar algo que me impressionasse, mas eu me surpreendi com o que eu encontrei. O enredo é simples, mas fechado. Os personagens são carismáticos e bem apresentados. A animação é fluida e a arte é fantástica. You are Umasou é quase perfeito. Sem dúvida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s