Eureka Seven AO falha como anime e como sequência


Quando anunciaram uma sequência para Eureka Seven, todos os fãs conscientes da série original(como eu) já ficaram em alerta: já não bastasse o péssimo filme de 2009, o anime original teve um final conclusivo e fechado, significando que uma segunda parte seria impossível. Eles resolveram isso fazendo de Eureka Seven AO(E7AO) uma sequência-que-na-verdade-é-uma-prequela, e de certo modo expande o mundo e a franquia Eureka Seven como um todo, o problema é que não foi de maneira satisfatória.

Eureka Seven foi um sucesso comercial e de crítica, juntando vários elementos interessantes, como discussões religiosas, intrigas políticas e um enredo bem pensado numa narrativa dinâmica e bem estruturada, também contando com ótimas sequências de ação e um elenco carismático. E7AO faz de tudo pra ser igual a seu antecessor, e falha espetacularmente em quase todos os quesitos. Por exemplo, enquanto no E7 original o enredo era denso mas direto, contando com poucas reviravoltas mas com revelações e mistérios o suficiente para que ele fosse conduzido sem muitos danos, a estória de E7AO é pessimamente escrita e mal conduzida, dependendo demais de reviravoltas mal construídas, sem falar que os mistérios são levados de maneira mal feita, de modo que quando algumas coisas são explicadas você simplismente nem está mais se importando com o que está acontecendo.


Exemplos disso seriam, por exemplo, porque apenas crianças são capazes de pilotar os IFOs, ou quais são as verdadeiras intenções do vilão Truth. Eu acredito que aqui os produtores escolheram não dar essas respostas de bandeja para a audiência, e deixar os espectadores chegarem às respostas sozinhos, o que é muito legal, mas considerando como tudo aqui é apresentado de maneira confusa, entender ou interpretar certos pontos da estória se torna praticamente impossível. No entanto, existem várias coisas que são deixadas simplismente soltas e não são mais retomadas(como o porque de apenas crianças serem capazes de pilotar os robôs), e se isso não é um sinal de que nem os roteiristas estavam mais se importando com a estória, eu não sei do que mais seria.

Enquanto na série original os elementos que davam um tempero à estória(como a questão dos conflitos religiosos) eram só um “adendo” de luxo, que não tinha muito peso no enredo em geral mas servia para caracterizar e desenvolver melhor esse ou aquele personagem, aqui eles usam as manobras políticas como prato principal, o que acaba sendo uma das maiores falhas, já que essa ambientação de vários países em conflito por causa do Coral, o arquipélago de Okinawa se tornando independente, e várias outras coisas, nunca é bem construída e acaba dando a impressão de ser só um dispositivo para garantir que o enredo irá progredir. Principalmente a questão de Okinawa, onde todos os personagens de certo modo relacionados a esse elemento são muito mal apresentados e mal desenvolvidos.


Os personagens são outro aspecto muito mal aproveitado na obra. Muitos deles sequer recebem um desenvolvimento decente, vários não são nem apresentados de uma boa maneira, de modo a realçar bons aspectos da personalidade deles, ou seja, eles não tem carisma. Tal como foi dito anteriormente, quando algum deles ganha um certo destaque, como aconteceu com o Ivica, você já está se perguntando se valeu a pena esperar tanto tempo de má apresentação por um desenvolvimento tão pífio. Ivica teve sorte por ao menos ter sua história explicada, porque outros nem isso. A turma do Gazelle, por exemplo, é inacreditável que eles, recém-chegados na companhia e já recebam trabalhos tão importantes. O jeito com que eles são lidados faz com que eles sejam mais dispositivos para manter a narrativa andando do que realmente personagens. E tem também o Ao e o Truth.

Ao, o protagonista, é muito inconstante. Uma hora ele age de maneira valente e corajosa(pelo menos pelos padrões de protagonistas mecha), ou seja, ele grita de raiva; outra hora ele age como um típico chorão medroso. Ele fica variando entre esses comportamentos, e você acaba se perguntando se essas mudanças de atitude deveriam ser o desenvolvimento do personagem dele. Truth, o antagonista, é outra incógnita. Ele é o típico vilão superpoderoso sem nenhuma personalidade ou objetivos aparentes, por ser tão forte o resto do personagem dele é totalmente ignorado. O que é pior, o anime ainda explica a história e as origens dele, mas todo o resto é deixado para o espectador juntar os pontos, e como nada aqui é explicado direito, isso se torna impossível. Enquanto existem vilões que cativam e as vezes até nos fazem torcer por eles, os produtores conseguiram a façanha de cada segundo que ele aparece na tela ser torturante.


A única coisa boa que E7AO tem a oferecer é a animação, que é maravilhosa. A única coisa que teve realmente um desenvolvimento foram as cenas de ação, que começaram simples, mas que logo evoluíram para o nível Eureka Seven de batalhas. No início, como os inimigos eram mais simples, as lutas também não eram tão dinâmicas, mas com o decorrer da série, os inimigos aumentam de nível, e a animação também deu um salto, principalmente com a preseça de vários missile circus de qualidade excepcional. Agora, se ele ao menos tivessem arranjado um roteiro que honrasse o investimento feito na animação…

Eureka Seven AO tem sinais óbvios de que tentou ser igual a seu antecessor, Eureka Seven. Mas, talvez por ter apenas metade da duração deste, várias coisas passam a impressão de serem forçadas e/ou abordadas com pouco cuidado. O original, em todos os aspectos, supera a série mais recente. Faça-se um favor e evite assistir isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Eureka Seven AO falha como anime e como sequência

  1. caio nunes disse:

    esse anime eureka seven foi muito bom, mas o filme e eureka seven ao para min foi uma merda total espero que vcs gostem pq eu ñ gostei

  2. caio nunes disse:

    bom o anime eureka seven foi bom de mais já te levei ate considera o melhor anime que eu já assistir mais o filme e E7 Ao foi merda piorou o final mais merda ainda

  3. Matheus Leandro disse:

    3° Parágrafo, última linha, ”estória”. kkkkkkkkk

  4. Leonardo Koalla disse:

    estória = ficção
    não tem nada errado ai lek

  5. Legmaster disse:

    Para aqueles que leram esse comentário no futuro: E7AO em menha sincera opinião não fico um anime ruin! mas o esculacho que o filme teve + a expectativa de se igualar ao E7 vezes o mau trabalho dos roteirista que esperavam que o anime se manteve apenas com a gloria de seu antecessor = um desastre no que poderia ser um anime de mais alto calibre!

  6. Matheus Correia disse:

    O Eureka 7 foi um dos melhores, senão o melhor anime que eu já assisti, o enredo, personagem, as aberturas e encerramentos, tudo muito bem trabalhado, mas quando fui assistir o AO na esperança de ser bom como seu antecessor fiquei tão decepcionado que n consegui terminar, fora a historia ser tosca e confusa, os personagens são meros traços sem personalidade

  7. willians disse:

    TEM QE ter mais tem qe ter mais anime ate eu morrer de eureka

  8. lukas meira disse:

    realmente, eureka seven ao foi uma bosta total, caiu totalmente em contradiçao com a primeira temporada…eu ainda acredito que eureka 7 ao se passa em universo paralelo, pq wtf? foi muito nada aver, o renton contra o coral, a morte da filha dele devido que as celulas dela nao suportaria um nivel de trapar muito alto(sendo que no final da primeira temporada o nirvash diz que o coral se fundiria ao mundo apos ter obtido o esclarecimento, para que todos pudessem viver em paz juntos humanos e crosta de coral…), outro erro foi o mundo ter sido extinto apos se fundir a crosta de coral no futuro devido ao aparecimento daqueles secrets, colocaram o coral como vilao em eureka 7 ao, tudo que apresentaram na primeira temporada simplismente jogaram no lixo…

    • Realmente isso. Bem q o filme poderia ter retratado a vida deles após o termino da primeira e “única temporada”. Seria ótimo p terminar ainda melhor pois deixou uma sensação de,queria mais um pouquinho ^^.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s