Daicon IV é uma das maravilhas do universo


Sabe o que é um doujinshi? Doujinshi(ou simplismente doujin), na cultura otaku, é um trabalho amador, podendo ser tanto um mangá, quanto um video game, até um cosplay. Os doujins mais conhecidos são paródias hentai de animes conhecidos, geralmente vendidos em eventos especiais, como o Comiket, mas existem várias outras formas de se criar um doujin: a conhecida empresa Type-Moon começou criando jogos doujin. Alguns doujins se tornam tão grandes que atraem a atenção da indústria profissional, como a série de jogos Higurashi no Naku Koro ni.

Dito isso, uma das coisas que mais me frustram é quando alguém critica alguma coisa dizendo que “é nível de doujin, coisa de amador”, como se não ter sido feita por um profissional fosse garantia de falta de qualidade. Isso é uma mentira, até porque um dos animes mais importantes da história recente foi feita por um grupo de amadores.


Daicon é uma convenção científica bienal realizada em Osaka, que ficou famosa na sua 3ª edição, em 1981, quando um grupo de amadores criou uma animação de abertura para saudar os participantes da convenção. A recepção foi tão calorosa que, dois anos depois, na 4ª edição, eles resolveram ir além, com um trabalho mais longo e mais ambicioso, que se tornaria conhecido como Daicon IV. Essa obra, um vídeo com pouco menos de 6 minutos, causou tanto impacto que até a indústria profissional de animes foi abalada.

O impacto todo de Daicon IV reside no fato que ele foi produzido por amadores, estudantes universitários, animado e produzido na garagem de um dos estudantes. Entre os criadores, estavam nomes como Yoshiyuki Sadamoto, Hideaki Anno(que depois ficariam famosos pelo envolvimento com Evangelion), Toshio Okada(que se tornaria uma espécie de autoridade no assunto otaku); todos integrantes da Daicon Films, a produtora oficial das animações de 81 e 83, que acabaria sendo um embrião do que hoje em dia é conhecido como estúdio Gainax.


O impacto de Daicon IV não é só por originar um dos estúdios mais importantes da história: como eu falei, a própria indústria profissional foi influenciada por ele. Isso porque Daicon IV tem uma animação fantástica, excepcional, levando em consideração que foi animado por gente sem experiência nenhuma no ramo, meros estudantes de animação, mas ainda assim com qualidade superior a vários trabalhos profissionais da época. A fama gerada pela mini-produção foi tanta que vários membros da Daicon Films foram convidados a participar de produções profissionais(o que levou Anno a animar algumas sequências do famoso filme Nausicaa do Vale do Vento).

Não só isso, mas a própria Daicon Films acabou crescendo, recebendo incentivos financeiros, o que acabou levando à fundação do estúdio Gainax como entidade profissional, e alguns anos mais tarde à primeira grandes produção do estúdio, Royal Space Force. Ou seja, o estúdio que alguns anos mudaria a indústria pra sempre com a criação de Evangelion surgiu por causa de uma produção de garagem, totalmente despretensiosa, algo feito só pra impressionar os colegas.


E o que é Daicon IV? O anime poderia ser melhor definido como um AMV de luxo, por ser uma coleção de imagens sem grande conexão uma com a outra com um fundo musical sincronizado. Por ser o vídeo de abertura para uma convenção de ficção científica, existem diversas referências para animes mecha e sci-fi da época. Um fato curioso é a presença de elementos da cultura norte-americana(comics como Capitão América, Batman, Homem Aranha, etc.), o que mostra uma certa inversão de valores: se hoje em dia os “nerds” do mundo ocidental vão se adequando à cultura pop japonesa, naquela época era justamente o contrário.

Daicon IV é um pedaço de mágica, uma obra de arte, unindo perfeitamente animação e música em um nível altíssimo, e considerando que foi feito por pessoas então sem nenhuma experiência no mundo da animação, o impacto é ainda maior. Recomendado tanto para quem gosta de boa animação, bom anime, ou pra quem ainda acredita que amador é sinônimo de ruim.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animes e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Daicon IV é uma das maravilhas do universo

  1. Erick Dias disse:

    Bom texto. Eu esbarrei com essa animação há algum tempo, enquanto pesquisava sobre um OVA da própria GAINAX, “Otaku no Video”. Não assisti na época, mas darei uma olhada agora nas duas aberturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s